
Rita Roquette
Herbalista . Artista . Educadora
Nasci no Porto em 1987, vivo e trabalho no Alto Minho desde 2010.
Tive a sorte de ter crescido entre o Marão, o Douro vinhateiro e o Minho costeiro e as primeiras recordações são de cheiros, formas de plantas e do tempo no meio rural.​
Depois de uma passagem pela Arquitectura, acabei por me formar em Arte e Comunicação com pós-graduação em Design Editorial e desde cedo me debrucei na botânica como temática de eleição para o meu trabalho.
Fui viajante por um tempo e em 2010 vim viver para o Minho, plantei a minha primeira floresta comestível e fiz a minha pequena casa à mão. Intercalei esta vivência rural e modesta com idas anuais aos Estados Unidos onde fiz os meus estudos como Herbalista Profissional na East West School of Planetary Herbology e adentrei o mundo da fitoterapia de maneira formal e informal nesse território de um valor natural imenso e que onde o renascimento do herbalismo já tinha acontecido há décadas e por isso havia realmente uma profissionalização com muito conhecimento.
Em 2011 iniciei o Bloom Sativum como forma de recolher e dispersar histórias, receitas, ferramentas, ofícios e proporcionar experiências directas com a culinária silvestre, as aplicações medicinais e os ofícios com plantas espontâneas. Pouco havia neste campo em Portugal na altura e foi muito enriquecedor dedicar-me a esta causa durante estes anos.
Sou autora do Guia Artesanal das Plantas Selvagens, do Caderno de Receitas Espontâneas e edito regularmente cadernos ilustrados sobre o mundo vegetal. Co-organizo voluntariados e visitas de estudo florestal pela Reflorestar Serra de Arga e colmato com actividades de educação ambiental para os mais novos.
Actualmente vivo com o meu marido e filho no Paço de Lanheses onde tenho o CRIA viveiro agroecológico de plantas, ofereço consultoria no âmbito da Agroecologia, recebemos turismo e voluntários aqui em casa.
​
Sejam bem-vindos!


