top of page

A Calma do Centro



ree


Cada vez mais somos puxados para fora do nosso contexto de paz, aceitação e inclusão.



Seja pela crise climática, pela discordância com os pares, pela falsa necessidade de exposição contínua, pelos extremos ideológicos ou as horas exigentes do nossos horários... Até parece que nos viciamos de forma inconsciente ao constante reflexo de sobrevivência a que o sistema nervoso simpático nos instiga.



Por isso, é extremamente necessário promover práticas de relaxamento e cuidado connosco mesmos, para nos encontrarmos num sítio onde simplesmente estamos, sem ser reactivos nem ansiando o passo seguinte. Como se estivéssemos entre amigos em que sabemos que tudo só pode correr pelo bem.



As plantas e as infusões são as rainhas do presente. O tempo de ferver a água, o escolher da caneca, olharmos para os frascos de ervas secas ou o ir colher plantas para o propósito. Todo o ritual é de ligação ao tempo presente, e o que nos move? O cuidado connosco, uma nutrição imersiva entre o calor, o vapor, os cheiros e o sabor, tudo em 10 minutos diários.



Aqui fica a dica de Nutrição para o Sistema Nervoso:



Antes de irmos para a cama deixamos ferver os caules da aveia por 5 minutos e tapamos o tacho até de manhã. Ao acordar voltamos a aquecer a infusão e depois de desligar a fonte de calor juntamos flores de Trevo-dos-Prados, folhas de Roseira brava ou de Framboeseira e Urtigas, podendo juntar-se também Alfazema ou Cidreira a gosto.



Esta infusão irá nutrir plenamente o nosso centro neuronal e trará um sentimento de bem-estar, de preenchimento que não dará espaço para os tremeliques da ansiedade.

Comments


bottom of page